Boletins

Contador ou Contabilista?

Hoje, 22 de setembro, é o dia do Contador! Não precisaria de maiores explicações se no dia 25 de abril não fosse comemorado o Dia do Contabilista! Ué, mas espere aí: contador e contabilista não é a mesma coisa? Não!!!

CONTADOR é o termo usado para nomear o profissional com Bacharelado em Ciências Contábeis, ou seja, o que fez o curso superior. No dia 22 de setembro de 1945 foi criado o Curso de Ciências Contábeis na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e essa data é comemorada até hoje!

O título de Bacharel dá ao profissional o direito de atuar em áreas como Perícia e Auditoria, atividades que requerem maior especialização.

Já o termo CONTABILISTA é utilizado para todo o profissional contábil, tanto o bacharel como o técnico!

Essa data foi marcada pelo discurso que João Lyra, senador e patrono da contabilidade, fez em 1926 em agradecimento a uma homenagem que recebia dos profissionais contábeis:

“Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideremos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”

Em 2012, o CFC – Conselho Federal de Contabilidade passou a adotar o termo “Profissional da Contabilidade” quando houver referência conjunta a Contadores e Técnicos, ao invés de ” Contabilista”. Essa mudança se deu, segundo o conselho, devido à modernização da profissão.

Mas até a primeira metade da década de 70 (não faz tanto tempo assim...) o profissional contábil era conhecido como “Guarda Livros”. Com o tempo, o termo caiu em desuso (Graças à Deus!).

Meu nome é Fatima Macedo, sou sócia da QSM Assessoria Contábil, contadora desde 2002, trabalhando na área desde 1996, e apaixonada pela profissão!

 

Boa leitura e sucesso!
Fatima Macedo.